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HILÁRIO HILARIEH | editor chefe



Social


ATÉ 2011!


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LAMENTÁVEL

Eu havia jurado que não iria falar do momento de desespero de alguns com o final do ano. Porém é difícil falar sobre outro assunto, quando o que tem movido o nosso dia-a-dia é o próprio.

Entretanto, dessa vez, não é só sobre o desespero que venho a escrever, mas também sobre a falta de importância que alguns dão, mesmo sabendo que a chance de ter uma “grande explosão” é grande.

Com menos de um mês para o término das aulas, o empenho de quem precisa de notas deveria ser intenso, porém alguns alunos preferem dormir durante as aulas, atrapalhar os que não precisam de notas e puxar o saco dos professores.

Chega a ser contraditório o fato de uma pessoa, que necessita de um bom resultado que não obteve durante todo o ano, durma durante às aulas. E , infelizmente, quem teria que ler O EXPRESSO, não lê. E assim vamos caminhando...


por ARTHUR ARAGÃO
contato: arthuraragaooexpresso@gmail.com
21 / novembro / 2010
semana 10 | ano I
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DEPOIS DA GUERRA DE TRINCHEIRAS...

Ano que vem quero bater uma foto das salas de aulas no começo, meio e final do ano. E  por que? Para dar risadas, claro! 

É que o comportamento da galera me lembra muito o comportamento de países no cenário da política internacional. Neste cenário, países que antes eram inimigos, em questão de tempo se aliam mediante um interesse maior. Pode-se citar inúmeros casos, mas como exemplo temos o Irã e o Iraque (historicamente inimigos) e que estão se aliando contra Israel e Estados Unidos. Ah! Não nos esqueçamos da Rússia que, durante a Guerra Fria (quando era líder da URSS) era inimiga dos EUA e que, nos anos 1990 virou a casaca, tornando-se aliada dos EUA e que, hoje, tem tendência a se aliar ao Irã e Iraque contra Israel e, de novo, contra os EUA. Podemos citar também a França e a Inglaterra que sempre foram inimigas (a exemplo a Guerra dos 100 anos) e que hoje "dão as mãos" várias vezes (por tempo indeterminado, claro!). 

O mesmo ocorre nas salas de aulas. No começo do ano, nota-se as alianças (panelinhas) que com o passar dos meses vão se rearranjando numa permutação, no mínimo, irônica. Mas tudo bem! É a sociabilização! - dirão alguns... Mas não sou desta teoria. Essa pseudo-sociabilização (ao meu ver) é negativa. As alianças são feitas para se oporem (ou mesmo "destruir") inimigos. Uma sociabilização saudável viria acompanhada do respeito às diferenças do pensar e da estética (e outras coisas que não me lembro no momento).  

Liberdade de expressão! - gritará alguém. Ah... Sei lá... Vejo muitas amizades bonitas se desfacelando com isso...


por HILÁRIO HILARIEH
contato: o expressodahora@gmail.com
08 / novembro / 2010
semana 9 | ano I


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PAU QUE NASCE RETO ALGUM DIA ENTORTA?

Se o torto nunca fica reto, será que o reto nunca fica torto?

Talvez o que seja o “irmão do meio no ensino médio” fez despertar essa dúvida...

Uma classe que sempre foi considerada muito forte por muitas pessoas vem sofrendo com alguns atritos e manchando essa marca positiva.

A causa de tal fato ainda não está clara. Talvez possa ser por influências de pessoas que queiram se aparecer e, já que estamos lidando com ditos, será que uma laranja podre pode estragar várias boas? Ou isso nada mais é que um relaxo da maioria?

Com tantos planos para o futuro por parte da direção, essa não é a hora dessa sala chutar o balde.

A oportunidade de fazer história para o colégio está sendo concedida pra essa turma. Muitas apostas estão sendo feitas e muita confiança depositada. A hora do desafio está próxima e todos sabem o quão capacitada é essa galera.

Então, nada de pensamentos pequenos, como querer ser o estrela e acabar contribuindo para um grande projeto ir por água abaixo. Agora não! O caminho percorrido foi muito longo e a linha de chegada está logo ali. Avante!


por JOSÉ SILVA
contato: josesilvaoexpresso@gmail.com
31 / outubro / 2010
semana 8 | ano I



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O CONFLITO DE PERDAS

Caracterizada como guerra de trincheiras, a Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como uma guerra estática,  porém de muito contato físico (tiros) onde o avanço só poderia ser realizado com a eliminação total ou a redenção do inimigo.

Com a evolução da tecnologia, novos métodos foram surgindo e os combates que surgiram se tornaram mais objetivos e com maiores danos.

Inspirado na guerra, um novo método utilizado por alguns alunos (de forma involuntária) tem inspiração nas “trincheiras”. Ocorre a união com aqueles que são considerados os “aliados” e a guerra começa! Entretanto, o método utilizado por tais alunos consegue ser mais eficaz, pois danifica o psicológico de quem recebe os “ataques”.

Nessa guerra moderna escolar, a tática é ter os aliados, para não ser bombardeado a todo o instante (Guerra Fria?).

Infelizmente é uma guerra e, como na guerra de verdade morrem pessoas, nessa, não há vitoriosos, somente derrotados. Se hoje um grupo sobressai sobre o outro, amanhã pode ser o contrário. No final de um período de 200 dias letivos, o estrago pode ser grande...

Nesse período, as opiniões sobre as pessoas vão se alterando, inimizades surgindo e a divisão se torna cada vez mais nítida.

Talvez, esse conflito seja inconseqüente, contudo acontece e, diante de tal problema, a união, a tolerância e, principalmente, a mania de se aparecer humilhando o próximo poderiam ser extintos, e com certeza melhorariam o dia-a-dia na sala de aula.




por ARTHUR ARAGÃO
contato: arthuraragaooexpresso@gmail.com
25 / outubro / 2010
semana 7 | ano I

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FIM DA LINHA
Já estamos chegando a mais um final de ano e começam a aparecer os alunos atrasados, correndo atrás do prejuízo, dando cambalhotas, ficando sem cabelo, tentando fazer mágica com o boletim, agradando os professores. Estes alunos fazem tudo isso para conseguirem recuperar as notas perdidas durante o ano letivo.

Apesar de muitos ainda quebrarem a cara com esses gestos, ficarem para recuperação final, ou até mesmo repetirem o ano, a coisa mais freqüente na escola é um aluno tentar passar de ano no ultimo bimestre.

Mas... E o resto do ano, não serve para nada? Serve somente para dormir, conversar e brincar? Se temos um ano letivo é porque devemos procurar aprender tudo durante o ano inteiro, e não socar varias informações em um bimestre. Se não o mesmo se chamaria bimestre letivo, certo?

Por isso, caros colegas, façam em ao menos um ano (dentre os 12 que vocês passam na escola) a experiência de balancear as notas no decorrer do ano e vocês verão como tudo se torna mais fácil, até mesmo a aula daquele professor ou professora que te deixou com nota vermelha no boletim...
 
por MARCOS ATHAYDE HOCSMAN
contato: marcoaoexpresso@gmail.com
10 / outubro / 2010
semana 06 | ano I
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POR UM MILHO


Somos um bando de porcos!
Porcos a espera do milho
Esta ideia que finaliza o livro A Revolução dos Bixos (George Orwell) cabe perfeitamente a nós, alunos, durante o intervalo (recreio). O pátio é o "chiqueiro" e o Adil é  "distribuidor de milho"...
Nós porquinhos nos esprememos e subimos uns aos outros para pegarmos o valioso “milho”. Não respeitamos o da frente, o de trás (esse não merece respeito mesmo... No meu não!), o do lado e por aí vai...
Hilário Hilarieh (em destaque)
Mas, para a nossa “domesticação” (ou humanização) ainda bem que tem o Reginaldo para dar uns chega pra lá nos porcos rebeldes - ou também chamados de fura-filas... (bem que estes poderiam ir para o abate mais cedo...).
É assim, na escola, que se começa essa “encheção” de saco... Primeiro na cantina, depois no cinema, depois em um show e depois numa fila de votação para presidente (onde nela exercemos nossa cidadania. Que ironia, não?).
Galera... Parem de pisar no meu pé e furar filas! O recado é este! Abraços!



por HILÁRIO HILARIEH
contato: oexpressodahora@gmail.com
03 / outubro / 2010
semana 05 | ano I


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AR MAL-CONDICIONADO

Na Idade Média a vida não tinha lá seus confortos. Não devia ser nada prazeroso viver em certas circunstâncias sem o mínino de higiene, saneamento básico e diante de uma temperatura insuportável - onde não se tinha o que fazer ou dizer: “Pede pra inspetora liga o ar”, frase bem conhecida aqui na Coopem...

Com as revoluções industriais e estudos para desenvolver projetos tecnológicos, a vida se tornou mais aconchegante.

Junto com o mundo, a nossa escola também se modernizou, colocando ar-condicionado em todo o Ensino Médio, e satisfazendo a vontade de muitos alunos... Ou não...
Com esse avanço, as aulas se tornaram mais agradáveis, pois agora temos como pedir à inspetora que ligar o ar. Entretanto, não é tão simples assim, afinal, “pra que facilitar se podemos complicar?”...

Nos dias em que temperatura natural está mais baixa, uns se perguntam: pra que o ar? Aí alguém responderia: para ligar o aquecedor, certo? Errado. Pois justamente nesses dias, algumas pessoas pedem para ligar o ar e congelar a sala inteira. Assim, metade da turma fica doente...

Mas aí vem as temperaturas elevadas, e aí sim o ar se tornaria realmente útil, mas, contudo, entretanto e todavia, não. Quando ele deveria ser utilizado para amenizar a temperatura, as pessoas reclamam e dizem sentir falta do ventilador. E o engraçado é que essas pessoas são aquelas que só criticavam dizendo que a escola necessitava de um ar... E agora elas reclamam?

Enfim, satisfazer gregos e troianos não é tão fácil assim. Se a temperatura está a 18ºC, por que ela não poderia estar a 17ºC ou a 19ºC?

Quem quer que ligue o ar, levante a mão!



por ARTHUR ARAGÃO
contato: arthuraragaooexpresso@gmail.com
26 / setembro / 2010
semana 4 | ano I

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AOS INTELIGENTES

“Tá no inferno, abraça o capeta”. Não que a escola seja um inferno. Muito pelo contrário, a escola é a salvação da sociedade. Entretanto, muitos “inteligentes” não enxergam assim.
Pela constituição, todo adolescente é obrigado a ir à escola. E ir à escola não significa estudar, ficar quieto e prestar atenção?
Os “espertos” não conseguem ver que não têm como fugir. Então “ouçam”: já que têm que ir, por que não o fazem bem feito?
Fazer bem efeito significa, num futuro MUITO próximo, ter oportunidades, tornar-se uma pessoa crítica, saber discutir e não ficar falando asneiras que chegam a dar sono.
Notas? Qualquer ameba consegue tirar. Mas notas não [necessariamente] significam aprendizado.
Em vez de fugir do monstro [escola], por que não encará-lo?
As pessoas acabam se tornando tão boas em enganar que acabam se enganando também... Incrível!
Assistam às aulas como algo positivo, tornando-as atrativas. Mal, isto não irá fazer...
E se liguem: ao serem amebas, ao menos saibam caracterizá-la. Já seria um bom começo... 

por ARTHUR ARAGÃO
contato: arthuraragaooexpresso@gmail.com
20 / setembro / 2010
semana 3 | ano I


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DIGNO DE CURIOSIDADE 

Será que existe alguma lei que impede as pessoas de classes ou de turmas diferentes de se falarem durante os intervalos? É muito curioso pessoas que se veem todos os dias não se tornarem, ao menos, “colegas”. Tudo bem que sempre terá aquele que diz “mais eu não gosto de fulano ou ciclano”, porém, não gostar de ninguém é praticamente impossível. Poxa, somar amigos ou colegas só traz conseqüencias positivas. Você pára de se tornar uma pessoa limitada em um grupo social e passa a se misturar com outros grupos e descobrir novas ideias, opiniões, pessoas...

É lamentável aqueles que “zoam”  e fazem piadinhas sempre quando veem um menino e uma menina de classes diferentes conversando, pois isso só representa a inveja desses  "zoadores" que, na verdade, não têm a ousadia de expandir seus laços...

É engraçado quando “conhecidos” da mesma escola se encontram fora dela. Sempre acabam se unindo e se tornando “melhores amigos”, mas na escola mal se cumprimentam...

“Quem se limita, se define”. Vamos nos valer dessa frase (cujo o autor não me recordo) e tornar nossos dias mais interessantes e menos monótonos.

por ARTHUR ARAGÃO
contato: arthuraragaooexpresso@gmail.com
10 / setembro / 2010
semana 2 | ano I

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FALSIDADE

É com muita humildade e uma imensa satisfação que venho falar de falsidade para os falsos.
Muito complicado é dissertar sobre um assunto para aqueles que são mestres na área. Mas não custa tentar.
A falsidade se tornou um elemento que todos nós temos que “engolir seco”, porém isso não significa aceitar e ficar quieto.
Para os farsos, fiquem sabendo que suas máscaras podem cair a qualquer momento. Diante disso, vocês têm duas opções: treinar para ser cada vez mais farsos ou se tornarem pessoas verdadeiras, de maneira que possam enxergar outras pessoas em vocês, pessoas que realmente passem confiança.
Claro que para a segunda opção, renúncias teriam que ser feitas e, muito provavelmente, amizades seriam desfeitas, ou melhor, falsas amizades, pois o que há de mais comum entre os falsos é vê-los sendo amigos de pessoas por interesses (dinheiro, influência social, etc...).
Caros falsos: chega de agradar a todos, parem de mudar de opinião igual mudam de roupa. Chega de falar bem aqui e dizer mal ali da mesma pessoa! Chega de intrigas! Vamos tentar fazer do convívio social algo mais agradável. Tenham um amigo que valha por dez, em vez de dez que não valem por um. Parem de dar mancadas, pois uma hora as chances vão acabar para vocês, e suas únicas companhias leais serão a solidão e a tristeza.
Mas, se não se encaixa no texto acima... Que bom! Continue assim!



por ARTHUR ARAGÃO

02 / setembro / 2010
semana1 | ano I


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QUEM É VOCÊ? MEU AMIGO?

Uns considerariam uma pergunta filosófica, que até exigiria um certo pensamento para responder. Mas não. Pessoas inescrupulosas usam esse termo, pessoas que mal sabem escrever o seu nome. 
Se alguém usa esse termo sem realmente saber o que na historia foi alguém, ou como se faz para ser alguém, pare de se enganar. Pois está utilizando um termo que nem ao menos sabe o que significa. Se liga, pare de  ser uma piada, viva! 
Ao ler isso, surge uma questão: “Como ser alguém?”. 
Talvez ajudaria se parassem de tanto “blábláblá” e realmente fizessem algo útil. Parem de se enganar achando que esse jeitinho (que uns infelizmente consideram o jeitinho “brasileiro” - e ainda tem orgulho disso, o que é pior!) é para a vida toda. 
Talvez se considerar hoje o “””””fortão”””””””, “””””””””lindão””””””””” ou o “”””””””””comedor”””””””””””” é bom, o pior é que pra isso acontecer, essas pessoas têm que ser, e não achar que são. 
Não queiram agradar ninguém. Tenham personalidade. Façam amigos e não deixem se enganar, cercando-se de pessoas que também só enganam e ainda se dizem ser amigos de longa data... 
Vamos nos permitir à mudança. Vamos nos cercar daqueles que realmente queiram o nosso bem. Sem interesse. 
Pois até para ser malandro exige-se inteligência... Então aperfeiçoe ela, utilize-a para o bem. 
Espero voltar aqui para escrever sobre esse assunto e poder dizer que as pessoas estão melhorando o seu dia-a-dia.

  

por JOSÉ SILVA

02 / setembro / 2010
semana1 | ano I
contato: josesilvaoexpresso@gmail.com

contato: arthuraragaooepxresso@gmail.com