Olá, caros leitores!


Bem-vindos ao jornal semanal O EXPRESSO.

Escreva para a redação do jornal: oexpressodahora@gmail.com

HILÁRIO HILARIEH | editor chefe



Minha Escola


ATÉ 2011!


____________________________________________________


VESTIBULAR: O MOSTRO DOS ALUNOS. E SEUS ESTILOS...

Chegou-se a um ponto em que ninguém mais agüenta falar de vestibular, mesmo sabendo que com ele não temos escapatória, pois ele faz parte de uma das etapas mais importantes nas nossas vidas e não podemos ignorar.
            
Mas esse texto é dedicado principalmente aos alunos do Ensino Médio que estão começando essa jornada, pois vou explicar os tipos de processos seletivos aplicados pelas milhares de faculdades e universidades do país.
             
De inicio temos o vestibular agendado, o qual o aluno pode escolher o dia e horário em que fará a prova. Geralmente o agendamento é realizado por telefone ou internet em contato direto com a instituição. A prova é feita no computador, que seleciona questões e o tema das redações aleatoriamente, através de um banco de dados, sendo mais presente nas faculdades particulares.

Temos também o vestibular seriado. A característica deste método é ser realizada enquanto o estudante ainda está freqüentando o ensino médio. Assim, o aluno faz as provas no final de cada ano das três séries do colegial. Depois, a média final que classificará o candidato é obtida com as notas das três provas. Ccomo exemplo de faculdades que o utilizam, temos a UEM (Universidade Estadual de Maringá), a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), a UnB (Universidade de Brasília), entre outros...
  
Ou então o tradicional. Esse é o tipo adotado pela maior parte das grandes instituições de ensino universitário. Nele, o local, dia e horário da prova são específicos e determinados pela instituição. A exemplo deste temos a USP, (Universidade de São Paulo), a UNESP (Universidade Estadual Paulista), a UNICAMP (Universidade de Campinas) entre vários outros.
  
Espero que tenho esclarecido um pouco sobre os vestibulares. E não se esqueçam: ele não é um mostro, mas nós podemos derrotá-lo. E nossas principais armas são os estudos e a tranqüilidade.

Na próxima edição falarei um pouco mais do vestibular e seus cursos. Não percam!




por MARCOS ATHAYDE HOCSMAN
contato: marcoaoexpresso@gmail.com
21 / novembro / 2010
semana 10 | ano I


__________________________________________________


DIVERSOS CONSELHOS

Vários conselhos (avisos, “toques”...) foram dados pelos nossos professores, pais e amigos durante o ano. E mesmo com todos eles, muitos taparam os ouvidos e os ignoraram. No entanto, a estes agora é hora de começarem a rezar, pois dependerão de um conselho maior: o Conselho de Classes (também conhecido como Conselho Final para alguns) - feito pelos professores no final de cada ano. Com este Conselho, ou o aluno passa de ano ou repetirá sua série no ano que vem.

Era melhor que tivessem ouvido os conselhos dados durante o ano, pois agora pode ser muito tarde. Mas, pensando bem, esse desespero de alguns poderá ser útil nos próximos anos (se a maturidade vier junto...). Mesmo para a galera do terceiro ano do ensino médio (que estiver passando por isto). Com esse desepero final, eles até poderão adiar o sonho de entrar na faculdade e de finalmente sair da escola, mas será por uma boa causa: o amadurecimento. E àqueles que conseguirem se safar do terceiro somente graças ao Conselho de Classes, cuidado! Por mais que os cursinhos dêem a mesma matéria do terceiro colegial, é diferente: as regras são outras... A começar pelas provas (simulados e vestibular)... Nelas, a cobrança vem do próprio aluno e não da escola ou do Conselho de Classes. Mesmo porque, não será o Conselho que irá por alguém na faculdade... E aí?

Enquanto o Conselho de Classes não acontece, alguns preferem puxar o saco dos professores (o que não adianta, claro!) e outros resolvem abandonar o ano (entregando os pontos...). De qualquer forma, a estes dois grupos só restará a recuperação e o correr o risco de ser reprovados ou não no Conselho de Classes. Boa sorte galera! Nos vemos ano que vem (de uma forma ou outra...).
por BIANCA BLACK
contato: expressobianca@gmail.com
  08 / novembro / 2010
semana 9 | ano 1
 __________________________________________________




LOUCURA OU SIMPLES DIVERSÃO?

Alunos do 3º colegial
Durante todo o semestre falei de tudo o que a escola promoveu, porém, quinta-feira passada, ao pensar sobre o que escrever para vocês, me deparei com um bando de loucos, vestindo roupas de mulher e um monte de garotas com vestimentas masculinas, e não pude me conter... Eu tinha que relatar isto no EXPRESSO.

Quem não viu a presença da Thais com seu “emocionante” pit–box, ou a Nicoly, ou melhor, o “professor Hugão” ou... Sei lá, o Vinicinho com todo seu jeito de mulher? Enfim todos os enlouquecidos do 3º colegial...

"prof. Hugão" e amigo
E já que estamos falando deles, caro leitor, este não foi o único trote desta sala. Tiveram vários outros, como pijama, brega, carnaval, entre outros. E digamos que isso sim dava um novo ânimo na escola. Todos davam risadas, alguns comentavam que no seu 3º colegial nunca pagarão esse mico, entre outras reações.
Terceirão com prof. Paulo

E como, jornalista, fui pesquisar se tudo isso que eles fizeram era pura loucura ou uma simples diversão. E um deles me disse: “nós não estamos fazendo loucuras, mas sim deixando nossa marca registrada na escola em que passamos grande parte dos nossos dias. E acredito que conseguimos”. 




por MARCOS ATHAYDE HOCSMAN
contato: marcoaoexpresso@gmail.com
31 / outubro / 2010
semana 8 | ano I


 __________________________________________________

MINHA ESCOLA POR UM COPO D'ÁGUA 

 
Penso: para onde vai todo esse plástico? 


Quantos por dia, semana, mês, ano?
 Estou me referindo aos milhares de copos plásticos descartáveis que usamos diariamente na escola. Sâo muitos! Inúmeros! E eles estão em todo lugar: no pátio, na sala dos professores (famoso cafezinho), na cozinha (ao lado da sala dos professores) e no chão.

Tudo bem que a escola os separa e, com certeza, dão  à equipe de reciclagem. Mas são muitos! Será mesmo que todos são (serão) reciclados? Será que não há aqueles que escapam? E será que a equipe de reciclagem da conta de tamanha demanda? Afinal, não é só nossa escola que consome copos plásticos descartáveis... Basta ir a um consultório médico, um mecânico, uma loja, uma festa, um shooping, enfim, eles estão em todo lugar.

Canecas de R$1,99
 Nós poderíamos ajudar o pessoal da reciclagem (e o mundo) com um gesto simples: reduzirmos o consumo de copos plásticos descartáveis. Basta apenas gastarmos R$1,99 e comprarmos uma canequinha não descartável. Mas, se a canequinha não estiver ao gosto de nossos nobres colegas de escola, basta comprarmos uma garrafinha d'água e a usarmos ao invés dos copos plásticos. Simples assim!

Exército da salvação
Ouço dizer que, na Europa, a preocupação da população em relação ao consumo excessivo de plástco é alta. Inclusive, ouço que, ao invés de eles comprarem novos produtos com NOVAS EMBALAGENS, eles levam a embalagem que já têm e a recarregam. Por exemplo: imagine que alguém queira comprar um desinfetante de privada (os famosos Pinho Sol, Pinho Brill e etc - não queria fazer propaganda, mas é por um boa causa). O cidadão europeu levará sua embalagem usada e vazia e, no supermercado, recarregará o tubo como se estivesse enchendo um copo numa máquina de refrigerante, sacaram?

Claro! Mito ou verdade, isto está muito longe de acontecer no Brasil, porém, não é desculpa para não fazermos nada. Assim sendo, fica a sugestão do O EXPRESSO para reduzirmos o consumo de copos plásticos, simplesmente trazendo de casa as nossas "cumbuquinhas". Consciência já!


por HILÁRIO HILARIEH
25 / outubro / 2010
semana 7 | ano I
 __________________________________________________


A ARTE ALTERNATIVA DO SHOW DE TALENTOS

De longe se via um cone amarelo no centro do pátio. O que era aquilo? Enquanto analisava-se a obra, um gorila pulava de trás do cone em nossa direção. Mas ele não era agressivo...

Ao fazermos manobras para nos esquivarmos do macaco gigante, olhávamos ao nosso redor... Uma espécie de homem do campo estava "semi-deitado" entre o chão e a parede e ficava acendendo um palito de fósforo e, logo em seguida, o assoprava. Não longe dalí havia uma "louca" que resolvera pintar as unhas bem naquele momento. E ái de quem se atrevesse a falar com ela... Ao seu lado, uma jovem penitente honrava com seus compromissos religiosos.

E quase que despercebida, estava uma marginalzinha algemada, que lia um livro apoiando-o em suas pernas dobradas ao chão... Não me atrevi a ver qual era o livro, pois teria que fazer movimentos na marginal e vai saber qual seria reação da mesma...

Estava em um hospício? Não... Era um conjunto de artes - do Show de Talentos da Coopem - feita pelo Grupo de Comunicação que é dirigido pelo professor Hugo Pezatti. Este grupo se reúne às sexta-feiras desde o 1º semestre. E o resultado está aí! Quem diria heim... Isabelle do 2º colegial pagando a penitência religiosa; Nilo do 3º colegial pulando feito um gorila e animando o Show de Talentos da escola; Gabriel Queruba do 3º colegial pagando uma de homem do campo louco; Bruna Cabral do 2º colegial pintando as unhas ferozmente; e a marginal Bárbara do 2º colegial "se prendendo a um livro"... 

E qual a intenção deste grupo?

Num papo rápido com o professor Hugão (espero que ele não se lembre de quem sou...), ele disse (a mim e aos outros que acompanhavam a conversa) que a ideia da arte estava focada em três objetivos: o primeiro era a improvisação; o segundo era quebrar a normalidade e fazer o público achar o sentido das artes apresentadas (quantos sentidos diferentes ouvi... [risos]); outra razão estava na esfera interna do grupo, ou seja, fazer os alunos da Comunicação se desprenderem, romperem limites, ousarem e, acima de tudo, se expressarem, comunicarem-se através das linguagens alternativas e analisarem as reações de cada espectador.

O resultado foi, ao menos, divertido! Valeu galera!

por HILÁRIO HILARIEH
contato: oexpressodahora@gmail.com
10 / outubro / 2010
semana 06 | ano I

 __________________________________________________


SAINDO DA ROTINA

Na semana passada, todos os alunos da Coopem presenciaram um “programa” fora da rotina, no qual ocorreu eleição de partidos feitos por alunos de ensino fundamental. A disputa foi feita entre três partidos e todos os alunos votaram.
O “plano de governo” desses partidos visava o interesse dos eleitores que, no caso, foram os alunos.
E isso serviu para surgir dentro de nós, dissentes, um empenho para defender nossos direitos e escolher aquilo que é melhor para cada um, além de presenciarmos uma eleição, já que a maioria dos alunos não tem idade para votar.
As crianças e os jovens de hoje não se preocupam mais em exercer papéis importantes e fundamentais na sociedade. Se preocupam apenas em ficar bitolados nos computadores, paquerarem e acompanharem a moda. Porém, nossa escola possui um diferencial: que é mostrar, desde aos alunos mais pequenos, como exercer a cidadania (algo raro atualmente...). E isto é necessário, pois cada vez menos as pessoas se preocupam com a política de nosso país.


por:  BIANCA BLACK
contato: expressobianca@gmail.com
  03 / outubro / 2010
semana 5 | ano 1
 __________________________________________________


CURTA-METRAGEM DE LONGO CONHECIMENTO

Caro leitor, nossa escola (coopem) não para de promover eventos.

Durante todo o ano letivo, a diretoria do colégio, vem empregando novos projetos; Alguns já até citados neste blog, outros, que vieram antes da criação deste, ou ainda estarão por vir.

1º concurso de curta-metragem
Mas, mais nova de todas as atividades, é o 1º concurso de curta metragem, que visa à interação entre os alunos, ao estímulo à arte cinematográfica e a conhecimento de temas que rondam o mundo atual.

Os vídeos serão divididos por 7 temas:

Sonhar é preciso; tecnologia, prós e contras; paz mundial; não as drogas; inclusão social; bullying; dengue; Estes temas serão sorteados entre as classes.
A escolha do melhor vídeo será através de uma votação, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, onde os alunos votarão nas duas categorias, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Acredita-se que este será mais um trabalho realizado com sucesso e que seus resultados serão satisfatórios para o bom andamento da escola e, também, para o conhecimento dos alunos.



por MARCOS ATHAYDE HOCSMAN
contato: marcoaoexpresso@gmail.com
26 / setembro / 2010
semana 4 | ano I


 __________________________________________________



VANDALISMO IGNORANTE

Os alunos da coopem sabem: realizar as nossas necessidades fisiológicas no colégio não é nada fácil. Não existe nem um banheiro em que a porta tenha trincos. Fazer qualquer coisa lá dentro com a porta aberta chega a ser impossível, certo?
                Porém, nós não podemos culpar a direção por isso. A escola não pode trocar os trincos do banheiro toda semana. Isso é culpa da falta de educação e maturidade dos próprios alunos, que ao invés de cuidarem do patrimônio da escola – que, inclusive, eles mesmos pagam – preferem destruir o colégio inteiro, e acabam prejudicando a si mesmos, já que até eles estão sujeitos a usar o banheiro com a porta aberta.
                Além da falta de fechaduras em todos os banheiros, as portas e as paredes estão totalmente destruídas. Pessoas desocupadas gastam o seu tempo e a tinta de suas canetas escrevendo “elogios” aos amigos, como as crianças costumam fazer. Maturidade é uma característica excelente, pena que não está presente na maioria dos alunos da escola.
                Como vimos na entrevista com a diretora do colégio, o prédio da escola será reformado daqui algum tempo. Que tal contribuirmos com nós mesmos mantendo um ambiente decente? Afinal, é o dinheiro dos nossos pais que vai embora no momento em que estragamos o colégio. É como roubar a si mesmo. Consciência e maturidade fazem bem a todos.

por:  LARBA PEÇONHA
contato: larbapeconha@gmail.com
  26 / setembro / 2010
semana 4 | ano 1


__________________________________________________


HUMOR NEGRO

Nossa escola possui funcionários muito atenciosos, dispostos a ajudar os alunos, dão suporte quando o professor necessita, porém todo dia nos deparamos com o humor negro de uma funcionária da Coopem.
Essa característica única desta funcionária não é percebida por poucos alunos e sim por todos e inclusive os professores, pois é algo contagiante e estressante para todos. Ao falar o nome dela as pessoas já dizem: nossa, ela é muito grossa, não tem o mínimo de respeito com nós, faz tudo reclamando, acha que manda mais do que a direção da escola, enfim educação passa muito longe dela.
Quando vamos analisar o comportamento desta tentamos achar um porque para a tal grosseria, talvez fosse porque possui algum problema familiar, passa alguma necessidade, às vezes o salário é pouco... Mas nada justifica o jeito que ela se refere a nós. Afinal nem animal merece ser tratado desse jeito.
Será que a direção da escola percebeu isso? Já esta tomando alguma atitude?
Se não, já esta na hora de começar a tomar antes que um surto de reclamações se alastre pela escola. O que está perto de acontecer na minha opinião.
por:  BIANCA BLACK
contato: expressobianca@gmail.com
  20 / setembro / 2010
semana 3 | ano 1
__________________________________________________

                                       VIAGENS CONSTRUTIVAS

A Coopem vem oferecendo excursões didáticas para os alunos, principalmente os do ensino médio. Porém, eles ao invés de viajarem com a escola, continuam “viajando” sozinhos: boiando!

Nesta sexta feira, 10 de setembro, alguns alunos foram para Unicamp com o colégio, mas como sempre a organização conseguiu lotar apenas um micro ônibus, num total de 18 alunos do ensino médio. Lembrando que, juntando todos os alunos dos três colegiais, temos cerca de 80 pessoas.

Já passou da hora de nós, alunos, acordamos para a vida e aproveitarmos essas oportunidades, de nos divertirmos ao mesmo tempo  em que enriquecemos o nosso conhecimento.

A viagem forneceu aos alunos um aprofundamento nos cursos em que esperam fazer. Alguns já têm sua escolha feita, outros não, mas foram para conhecer a faculdade tão falada por todos e tão bem conceituada.

Enfim, devemos aproveitar da escola tudo o que podemos, inclusive essas excursões, pois elas além de proporcionarem lazer, ajudam a enriquecer nosso conhecimento.

por: BIANCA BLACK
contato: expressobianca@gmail.com
10 / setembro / 2010
semana 2 | ano I

_______________________________________________________




EXPLORAÇÃO OU NECESSIDADE?


Uma característica muito boa do nosso colégio é que temos aulas extras durante o período da tarde. Para quem gosta de aprender, participar dessas aulas e plantões é essencial. É obvio que também existem os “super inteligentes”, que não precisam de nada disso.

Para que participemos de todas essas aulas, precisamos almoçar, e quase sempre não dá tempo de irmos para nossas casas durante o horário de almoço. A solução é: almoçar na cantina da escola.

Porém, como todos sabem, o preço do almoço da cantina é R$6,00. Imagine um aluno do terceiro ano que tenha aulas à tarde quatro vezes por semana. Em um mês, esse aluno gastaria R$96,00. Não são todos os alunos do colégio que têm condições de gastar todo esse dinheiro com almoço todo mês, sem contar que além da refeição, normalmente existem gastos com refrigerantes, sucos e o lanche do intervalo.

Outro problema: porque a comida dos alunos é tão diferente da comida dos professores? É só reparar, qualquer um perceberia. O prato de almoço dos que trabalham na escola tem sempre mais opções de mistura. Sem contar que é sempre maior.

Alunos, nós temos voz. E se cada um fosse até a cantina e pedisse uma pequena redução dos preços ou uma melhoria nos pratos? Boa ideia! Afinal, a cantina só existe porque nós estamos lá para comprar o que vendem.

por: LARBA PEÇONHA
contato: larbapeconha@gmail.com
10 / setembro / 2010
semana 2 | ano I

______________________________________________________

INTERCLASSE ESCOLAR

 
Olá novamente caro leitor! 
Pode-se dizer que um dos eventos mais marcantes, dentre todos os que aconteram na escola, é o interclasses - sendo este o mais esperado pelos alunos da coopem, tanto os meninos para jogarem  quanto as meninas para assistirem. 
O interclasses funciona como os jogos de futsal normal e jogam alunos da 5ª série ao 3º colegial. Os times são organizados pelo professor de educação física que os divide em duas faixas etárias: uma da 5ª a 7ª série e outra da 8ª ao 3º colegial.
Os alunos, para participarem do interclasses, precisam pagar uma taxa de cinco reais, e os times vencedores ganharão troféus e medalhas de ouro, prata ou bronze, assim como também os ganharão o artilheiro do campeonato e o goleiro menos vazado.
Este campeonato é ótimo para interação entre os alunos. Além de incentivá-los a fazer esportes ele reanima os estudantes. Porém, infelizmente, na maioria dos jogos ocorrem discussões entre os jogadores e até mesmo entre jogador e juiz, atrapalhando o bom andamento da partida e do próprio interclasses...

por MARCOS ATHAYDE HOCSMAN (MAH)
contato: marcoaoexpresso@gmail.com
11 / setembro / 2010
semana 2 | ano I

_________________________________________


NOVAS MUDANÇAS, VELHAS PESSOAS

Este ano presenciamos muitas mudanças na Coopem, a começar pela saída do diretor Sebastião Grégio e a entrada de Regilene Santos na direção. Estas transformações foram para a melhoria da vida escolar dos alunos, professores, funcionários, pais e administração da escola. Devido a elas, os alunos saíram do conforto diário e passaram a ser cobradas responsabilidades que desconheciam.
Surgiram ao longo desses sete meses do ano discussões, reclamações, afinal, quem gosta de ser tirado da folga do dia a dia? Muitos só vão à escola para encontrar amigos, só estudam em época de provas (quando se “matam”), tiram nota e pronto?! Este ano não é bem assim... A administração da escola está forçando os alunos a estudar, fazerem simulados fora de época (para treinar para o vestibular) e, assim, estão sentindo a diferença - principalmente o terceiro colegial, cuja preparação é importante para passarem em uma boa faculdade.
O site da escola também passou por alterações, ficando melhor para os alunos acessarem aos boletins, calendário escolar, enfim, para terem acesso à plena tecnologia. As regras da escola, como uso de uniformes e horários, passaram a ser mais rígidas. E, além disso, a Coopem ganhou uma nova funcionária: inspetora (tia) Marina, atenciosa e simpática.
Portanto, seria necessário que nós, alunos da Coopem, aproveitássemos mais essas mudanças fornecidas pela direção; e vocês, pais, apoiem mais seus filhos, para que as iniciativas da escola sejam satisfatórias a todos.

por BIANCA BLACK
02/setembro/2010
Semana 1 | Ano I

_________________________________________________

MINHA ESCOLA NOTA 10

Caro leitor... Este ano nossa escola vem apresentando projetos pedagógicos que visam integrar os alunos e passar o aprendizado de uma maneira didaticamente diferente – além de promover a própria escola.
Dentre esses projetos, está se desenvolvendo um que será realizado no dia 8 de outubro: será a noite de talentos, onde o intuito escolar é procurar (despertar) nos alunos talentos natos que com certeza existem.
            Pode-se destacar ainda, que a noite de talentos fará parte de uma gincana entre as classes, onde as salas de aulas que estiverem mais limpas somarão certa pontuação.
Esta e outras atitudes tomadas pela escola são prioritárias na vida dos estudantes, pois, além de aflorarem seus talentos (que muitas vezes estão escondidos), ensina-os a fazerem um planeta mais limpo; começando pela escola.

                                                                      
por MARCOS ATHAYDE HOCSMAN (M.A.H.)
contato:  marcoaoexpresso@gmail.com
02/setembro/2010
semana1 | ano I